Por que se utilizar da comunicação digital?

idea_digital_marketing

A ideia da “venda da esquina”, onde os produtos são expostos para quem queira comprar passou por uma grande evolução lá atrás, com as centrais de atendimento instauradas por todo o mundo. Mas seu maior salto, no que se refere ao contato com o público, se deu na era da internet, que já não é mais tão nova.

Após sentir o gosto pelo diálogo com quem as vendia produtos e serviços, as pessoas se tornaram ainda mais exigentes. Não querem vitrines apenas, mas conteúdo de qualidade que valha à pena virar o pescoço e dar uma espiada naquele item. Também querem se comunicar com as marcas, não apenas “pelo telefone”, mas compartilhar afinidades e modos de enxergar o mundo. Para tanto, são lançadas pelo profissional de comunicação digital, ações voltadas a gerar mais confiança e sucesso em vendas para uma marca através das plataformas online.

Engajamento

Dito isso, podemos falar em engajamento. Este é um importantíssimo pilar da comunicação digital. Ainda hoje, qualquer marca pode investir o que for em propaganda nos principais veículos de comunicação, mas o boca a boca ainda é a melhor e mais eficaz das propagandas. Esse tipo de comportamento, portanto, é o que busca a comunicação digital. É fazer com que as pessoas indiquem aos seus amigos determinada marca, por meio de suas redes de contato ou, até mesmo com um post positivo compartilhado nas redes sociais mais frequentadas. Essa é uma tarefa difícil, mas possível, como podemos observar com empresas de sucesso no Facebook, por exemplo.

Redes sociais e relacionamento

Falemos das redes sociais para falar em relacionamento entre uma marca e o cliente. Hoje, é no cotidiano das pessoas que as empresas apostam. Avaliam diária e estrategicamente tudo que seu público alvo está pensando e como está agindo. Ali, o cliente tem um canal de comunicação precioso e por ele, se entrega. Na outra ponta, a marca tem uma plataforma de contato direto com o consumidor. Mas não é uma faca de dois gumes? Sim. Pois ali, o consumidor pode plantar suas queixas e reclamações, que ficam bem mais aparentes do que se ligassem para um SAC, por exemplo. Mas ainda assim, tem sido uma eficaz forma de se relacionar com as pessoas, postando mensagens publicitárias de qualidade.

Tanto em arte gráfica e vídeos quanto nos textos, essas mensagens têm cada vez mais mexido com o imaginário das pessoas, visto que as mesmas estão cada vez mais sofisticadas. As marcas nas redes sociais se vestem de amigos, que estão ali para criar e suprir carências que adquirimos no nosso dia a dia.

Os responsáveis por isso

No entanto, redes sociais não andam sozinhas, precisam de redatores experientes e, na maioria das vezes, profissionais de comunicação para munir este espaço de conteúdo. Quando se quer alguma coisa e se procura por ela no Google, não se quer apenas olhar para um produto, como numa vitrine, o consumidor quer informações sobre ele, conteúdo sobre o por quê de ele existir e ter aparecido na sua vida. Além disso, quer saber o que os outros estão falando sobre ele, bem como, a forma que a marca ou loja está se comportando diante de reclamações ou elogios. As pessoas querem um espaço livre e arejado para olhar em tudo. Quer ser convidado a entrar na “casa” da marca e fuçar nas gavetas, visitar quartos, passear no pátio etc. Depois disso, elas falam sobre o que viram e o que sentiram, precisam também, de espaço para se expressar para ela e sobre ela.

Nisso tudo, é fundamental a presença digital, ou seja, aparecer na web para os outros. Para isso, o comunicador digital, mais precisamente o profissional de webwriting, utilizará ferramentas para tornar suas páginas amigáveis ao Google e fará textos palatáveis aos seus leitores. Para tanto, esse profissional se utilizará de recursos de marketing, web design e SEO para que seu conteúdo não seja publicado em vão. É por isso que, cada vez mais, empresas buscam profissionais especializados na área para tomar conta de sua comunicação digital que, hoje, é tão ou mais importante que qualquer outra forma de publicidade já conhecida anteriormente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *